Por Raquel Assis

Crédito/imagem: https://br.freepik.com/

A Clínica Psicoped Raquel Assis através do comprometimento social, ético, cristão e humano oferta os Projetos Acolher e Sabor de Aprender.

O Projeto Acolher originou através da observação da necessidade que as famílias com baixa renda possuem em receber um Atendimento Clínico multidisciplinar. O Projeto visa acolher os pacientes oferecendo a Avaliação Diagnóstica e Intervenção Psicopedagógica levando-os a aprender a aprender.

O Projeto Sabor de Aprender voltado para adultos na terceira idade possibita-os aprender a ler e escrever, serem alfabetizados. O Projeto visa despertar o gosto pelo saber – o sabor da felicidade.
Orgulhosamente este Projeto homenageia meu avô materno, Poeta, Professor e Inspetor Escolar (nomeado em 03 de janeiro de 1.971) Senhor Antônio de Assis Guimarães (in memoriam).

Quem foi o “Antônio Professor”?
Nascido em 20 de janeiro de 1.911, filho de Francisco de Assis Guimarães e Cândida Maria do Carmo, nasceu no antigo patrimônio de São Sebastião de Inhapim, mais tarde distrito de Inhapim, Minas Gerais. Faleceu em 2.007 aos seus 96 anos de idade.

Vivendo sua juventude no povoado do Cafezinho e mudando posteriormente para Itanhomi, Minas Gerais. Precocemente iniciou sua carreira como Professor, após ter estudado por 12 anos numa escola improvisada pelo Pe. Modesto Vieira nos parâmetros da Educação na década de 20. Muitos foram os desafios ao educar e difundir o saber.
Assim “Antônio Professor”, como comumente chamado na região do Céu Pequeno e do Queiroga, Minas Gerais, era anunciado com alegria onde chegava, pois 80% (oitenta por cento) este era o cenário de uma população completamente analfabeta.

“Temperou o aço de seu florete nas forjas do ensino do Pe. Modesto, improvisando Escolas em fazendas e propriedades rurais, fixou em sua mente a premissa: a prática era a ordem e, assim, o aprender fazendo era a pedra de toque do professor primário, o aprender a fazer.” (Jornalista Sr. Mauro Bomfim. 2.020)
Deixou seu legado para a Educação Mineira no início do século passado nos parâmetros da Educação Libertadora de Paulo Freire, uma educação crítica a serviço da transformação social.

Senhor Antônio de Assis Guimarães, poeta nato, amava as palavras e elas fluíam com imensa facilidade. Seus versos e prosas vinham cercados de emoção e lágrimas. Amante do nosso País (Brasil), fiel historiador sem perder datas e fatos com tamanha originalidade viveu toda sua vida fazendo dela suas lembranças, pois seu passado estava sempre presente nos diálogos e conversas de roda. Homem honesto, digno e honrado. Nasceu mestre, viveu como mestre e nos fez mestre. Através dele, centenas de pessoas foram alfabetizadas.

O Projeto Sabor de Aprender tem o privilégio de homenagear o “Antônio Professor”, o Senhor Antônio de Assis Guimarães – Poeta, Professor alfabetizador e Inspetor Escolar.

A Clínica Psicoped Raquel Assis em seu compromisso social contribui com o sujeito, sua saúde e educação. Valoriza o ser e o conviver. Reconhece que sempre podemos contribuir para uma sociedade melhor com a participação da família e da escola em prol do aprender, do saber e do conhecer.
Não é ainda nosso paciente?
Agende um atendimento e saiba mais.
Esperamos você!
Até breve!

8 respostas

  1. Parabéns à Clínica pela postura humana, profissional e social. Sou Pedagoga especializada na Primeira Infância, estudante de Psicopedagogia e gostaria de obter maiores informações afim de participar desta maravilhosa obra humana. Desejo muito sucesso nesta jornada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *