Como as famílias tem contribuído no desenvolvimento das crianças na Pandemia? Muitos são os dilemas nas relações familiares e enfrentá-los nos dias atuais tornasse um grande desafio.

     Por Raquel Assis

Crédito/imagem: https://br.freepik.com/

Com a Pandemia do SARS-CoV-2 (Covid-19) faz necessário a mudança de hábitos e costumes. Conciliar o trabalho home office, dar atenção aos filhos e suas demandas escolares revelou déficits que já existiam dentro das famílias. Muitos pais queixam que não tem sido fácil essa rotina, o tal “novo normal” durante esse tempo e que atingiu também diretamente os filhos.  

Sabemos que a presença parental continuada, a dedicação e cuidados com os filhos durante mais horas não eram práticas comuns dentro das famílias, pois maioria excercem atividades remuneradas fora do lar. As famílias estavam acostumadas com as horas que os filhos estavam nas escolas e agora reorganizar a rotina é imprescindível. Ter uma rotina estabilizada, segura, um ambiente saudável e harmonioso é importantíssimo! Mas como alcançar esse “êxito”?

Reconhecemos que não é fácil e na maioria das vezes inúmeros pais tem recorridos às escolas e também as Clínicas Psicopedagógicas em busca de ajuda e orientação. As queixas são diversas e envolvem a falta de rotina, ansiedade, depressão, luto, as dificuldades de aprendizado, entre outras. Pois muitos pais observam que os filhos não estão aprendendo e que eles não estão conseguindo sozinhos auxiliá-los. Outros pais reconheceram os problemas já sinalizados pela escola e pelos professores, mas estavam adiando o tratamento porque acreditavam que os filhos amadureceriam e as dificuldades seriam sanadas. Mas, não é assim…

  A família é importante para o desenvolvimento saudável dos filhos. A construção da personalidade ocorre através de referências e observações do proceder dos pais e da maneira que eles lidam com seus problemas. Através do exemplo, crianças e adolescentes vão adquirindo experiências para a vida. É no lar que ocorre as primeiras conquistas de habilidades sociais. Se for negativo, marcas e sequelas seguirão até a vida adulta. Por isso é tão necessário o cuidado emocional, um ambiente saudável, respeitoso e repleto de amor para que as crianças cresçam construíndo memórias positivas e torne-se adultos responsáveis e felizes.

Dessa forma, a figura dos pais são de tamanha relevância para o desenvolvimento. Construção perfeita e harmoniosa para a formação das crianças. Os pais proporcionam equilíbrio e autonomia para o crescimento dos filhos e amadurecimento. Devem observar a rotina de estudo dos filhos e criar formas de intervenção no processo de aprendizagem atenuando as dificuldades e alcançando um feliz desenvolvimento. A família é importante! A família é a base para a educação e para a vida! E o aprender? Ah! O aprender é para todos! A vida é um contínuo aprendizado!

6 respostas

  1. Excelente Post. A família tem um papel fundamental na educação dos filhos. Esse Post reflete bem tal importância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *