Por Raquel Assis

Crédito/imagem: https://br.freepik.com/

Em alguns Estados brasileiros a retomada das aulas presenciais já iniciaram. E agora? Qual Modalidade de Ensino meu(a) filho(a) seguirá? Devo optar pela Modalidade de Ensino à Distância (aulas remotas) ou pelo retorno do Ensino Presencial?

Realmente, os pais precisam se posicionarem. Entendemos que esse retorno deve ser consciente. Cabe as famílias definirem o momento certo para a permissão do retorno. Observe quais dificuldades seu(a) filho(a) está apresentando na Modalidade de Ensino à Distância. Está aprendendo? Ele(a) deseja retornar agora? Muitas famílias estão optando pelo retorno por não ter como acompanhar seus(as) filhos(as) em casa, pois já retornaram ao trabalho presencial. Por outro lado, muitas famílias gostariam que seus(as) filhos(as) retornassem, porém eles não desejam, querem continuar no Ensino à Distância.

Em meio a tantas mudanças o Ensino não parou. Mesmo com o retorno das aulas presenciais em alguns Estados brasileiros, o Ensino à Distância continua e continuará a ser ofertado. As Escolas que retornaram às aulas passaram por adaptações em sua estrutura física, investimentos em tecnologia e capacitação dos seus colaboradores. Com segurança estão acolhendo seus(as) alunos(as), observando o limite máximo exigido para cada turma e o cumprimento do Protocolo Sanitário para a prevenção dos colaboradores e educandos.

O momento é atípico. Afetados estamos por uma Pandemia, a SARS-CoV-2 (Covid-19), faz necessário a mudança de hábitos, usos e costumes. O momento é de prudência ao avaliar critérios, tomar medidas essenciais para a prevenção a Covid-19. Aos pais que optarem pelo retorno dos(as) seus(as) filhos(as) ao Ensino Presencial devem continuar orientando-os quanto a prevenção, ao uso constante da máscara e álcool em gel, o distanciamento necessário, a constante higienização das mãos e ao não compartilhamento de objetos.

Cabe ainda aos familiares organizar os materiais escolares dos(as) filhos(as) e providenciar a reposição dos insumos necessários. Lembramos que é dever da família orientar e dialogar com seus(as) filhos(as) sobre o momento em que estamos vivendo, a necessidade de cuidar de si e dos outros, cumprir às regras da coletividade, principalmente dentro do ambiente educacional.

Na Escola aprendemos valores para toda a vida!

Assim, desejamos que essa retomada seja de acolhimento, conscientização, diálogo, felicidade, respeito para com o outro e cuidado consigo, além de muito, muito amor. Pois conviver e interagir faz parte do nosso crescimento pessoal. E independente da escolha que façamos agora, retornando ou não ao Ensino Presencial fato é que estamos em pleno aprendizado, reaprendendo a conviver e a ser, a respeitar, aprendendo a aprender, fazendo diferente, adaptando, mudando, reinventando, transformando e crescendo cada dia mais com tantos aprendizados.

A vida é um constante aprendizado e nós não paramos de crescer e aprender na Pandemia. Sabe por quê? Porque ainda não atingimos o ponto máximo do conhecimento. Sejamos sábios e cresçamos cada dia mais! Permita-se!

4 respostas

    1. Agradecida pela visita Dra. Renata.
      Amém! Deus nos abençoe!
      Estamos à disposição!
      Clínica Psicoped Raquel Assis.

  1. Boa reflexão! Penso que o momento exige cautela e as crianças devem ser bem orientadas. Cada familiar conhece sua criança e realidade. Se puder, fique em casa! Breve teremos as vacinas.

    1. Agradecida pelas considerações Dra. Pietra.
      Dias melhores virão!
      Clínica Psicoped Raquel Assis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *